Blog
Sedentarismo x Saúde: A cidade também é responsável.
03/03/2020
A vida contemporânea tem diversas consequências para as pessoas, como a má alimentação e o sedentarismo que são hábitos comuns dos brasileiros, contribuindo para muito casos de doenças que prejudicam o bem-estar. Por outro lado, a infraestrutura das cidades modificam as rotinas das pessoas que nela habitam.
As cidades têm muita influência no estilo de vida, pelo modo que são planejadas ou empiricamente formadas, interferindo diretamente na vida das pessoas. A cidade de Passo Fundo, por exemplo, não tem uma estrutura de parque urbano para praticar atividades físicas, como um treino diário, caminhada, corrida ou simplesmente para relaxar.
Sem grandes investimentos e mudanças, há várias soluções inteligentes que auxiliam as pessoas adotarem hábitos mais saudáveis. Dessa maneira, é um dever de toda cidade cuidar da saúde das pessoas, com práticas mais eficientes através de pequenas mudanças que valorizam e priorizam todos os seus habitantes.
Essa é a ideia por trás do Cidade Ativa, um projeto que promove o movimento active design nas cidades, a fim de promover transformações no ambiente urbano que incentivem um estilo de vida mais ativo e saudável. A cidade de Nova York, por exemplo, se tornou referência em atenção ao pedestre e com pequenas alterações no seu desenho conseguiu uma população motivada a caminhar em seus belos espaços e assim menos sedentária. Se comparar com Passo Fundo, a cidade pode ter inúmeras ideias para se tornar mais ativa, apesar de ter uma cultura motorizada.
Uma solução para a área da saúde é incentivar a prática de exercícios e o convívio entre as pessoas no domingo, utilizando ambas as faixas da Avenida Brasil exclusivamente para os pedestres. A escolha do dia tem muito haver com o trânsito, por causa do baixo fluxo de carros na principal avenida da cidade, se tornando uma tendência contemporânea de múltiplas funções para Passo Fundo.