@Maxiconstrucoes

@maxiconstrucoes

@maxiconstrucoes

(54) 3632-5700 | (54) 99622-5700

Blog

Sustentabilidade, Conforto e Saúde: Desfrute Desta Nova Arquitetura Viva

02/04/2020

Para ser chamada de sustentável, uma edificação precisa estar enquadrada em determinadas premissas conceituais de projeto para efetivamente reduzir a demanda de energia e as emissões de CO2 e principalmente garantir o conforto ambiental e a economia aos usuários. 

Não há receita padrão ou estratégias pré-determinadas que as tornem sustentáveis. Cada caso deve ser minuciosamente analisado levando-se em consideração as condições climáticas, biológicas, topográficas e de vizinhança, para então dar-se inicio aos estudos preliminares da edificação em conjunto com os estudos bioclimáticos.

Com o aproveitamento de energias passivas como radiação solar e ventilação natural, é possível garantir conforto térmico e lumínico em boa parte do ano e ainda diminuir o consumo energético da edificação. Porém tudo deve ser bem pensado e dimensionado para tal uso e necessidade, pois o excesso de luz natural, por exemplo, pode gerar ofuscamento e desconforto visual, prejudicando a saúde do usuário e elevando a carga térmica (calor) do ambiente. 

Tais parâmetros são decisivos para garantir o bom desempenho da edificação. O uso de mecanismos de sustentabilidade, como aproveitamento de água da chuva, fechamentos de alto desempenho, placas solares e coberturas vivas não garantem conforto e economia de energia por si só, mas atuam como coadjuvantes a um bom projeto.

A boa notícia é que para se atingir uma edificação mais saudável e confortável, na maioria dos casos um projeto bem desenvolvido garante excelentes resultados sem aumentar os custos na execução e de quebra diminui os gastos com energia. 

CERTIFICAÇÕES

Para garantir eficiência energética das edificações surgem as certificações, tendo como os selos mais conhecidos o LEED, AQUA, PROCEL EDIFICA e CASA AZUL. Os selos de sustentabilidade surgiram para medir e mostrar o nível de sustentabilidade e eficiência energética das edificações, buscando com isso garantir conforto ambiental e economia aos usuários. 

Os selos brasileiros Casa Azul e Procel Edifica, surgiram na década passada e buscam contribuir para melhorar as práticas de projeto e construção. A etiquetagem Procel Edifica se tornará obrigatória e é bastante semelhante àquela já utilizada pelo Inmetro nos eletrodomésticos, visando determinar o consumo de energia elétrica durante o uso da edificação. 

ARQUITETURA SAUDÁVEL

Uma casa não deve ser apenas abrigo para o nosso corpo, mas sim um lar para nossa alma. Este conceito está elencado ao sonho das pessoas em ter uma casa para a sua família viver. Para inserir vitalidade e tornar os espaços mais saudáveis e harmoniosos é possível unir aos projetos de arquitetura os conceitos de Geobiologia (biologia das construções) e de Feng-Shui. 

A Organização Mundial de Saúde classifica como Síndrome do Edifício Enfermo a patologia na qual um edifício é fator de risco para a saúde de seus usuários. Não sabemos, mas muitas doenças e patologias estão elencadas com o ambiente que vivemos. Uma edificação saudável é aquela que promove a saúde de seus usuários e melhora o seu rendimento em todas as funções.

Economize, aumente a sua produtividade, dê conforto, harmonia e alegria para a sua família exigindo um projeto mais sustentável e saudável.