@Maxiconstrucoes

@maxiconstrucoes

@maxiconstrucoes

(54) 3632-5700 | (54) 99622-5700

Blog

Renove as cores. Renove a energia!

01/05/2020

Você já parou para observar como determinadas cores nos ambientes nos trazem uma grande sensação de conforto ou nos incomodam muito? Como uma simples pintura pode renovar a energia daquele cômodo escuro frio e sem vida?
O efeito das cores é simbólico, terapêutico e repleto de energias e sensações. Além de trazer uma sensação de renovação, elas trazem uma vibração especial para o ambiente e para as pessoas que ali habitam. Por isso, um bom exercício para escolher a cor de um cômodo é fazer uma lista das suas cores favoritas e observar as sensações que cada cor desperta em você. Mas todo o cuidado é pouco na hora de definir a cor dos ambientes, trago aqui algumas cores com seus respectivos significados e efeitos energéticos. Inspire-se!

Amarelo - Representa a estabilidade, poder e riqueza. É a cor da concentração e da comunicação. É uma boa escolha para estimular a energia, a alegria e a espontaneidade. Em escritórios ou salas de estudo é usada para obter concentração em períodos específicos, como provas e projetos.

AZUL - Transmite tranquilidade, harmonia e paz. O azul escuro simboliza a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. O azul claro simboliza paz e espiritualidade angelical. E o azul esverdeado é muito positivo, representa juventude e desenvolvimento. É uma boa cor para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação.

VERDE - Representa o elemento madeira que se expande fazendo florescer projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos, nascer inspirações, iniciar etapas. O verde claro é ótimo para quartos - principalmente de criança. Uma boa cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo como, por exemplo, um novo lar.

ROXO - Equilibrio entre amor e sabedoria, mente e espírito. É a cor de grandes ideais e das pessoas de sorte. Inspira dignidade, autoridade e respeito. O roxo representa a profundeza das meditações e o silêncio das preces.

VERMELHO - Traz vitalidade e eleva a autoestima das pessoas e dos ambientes. Simboliza o fogo e o poder. É bom ter cautela com a cor e usa-la apenas nos detalhes.

ROSA - É a cor do amor, da felicidade, do romance e representa intenções puras. Nos ambientes é uma boa cor para halls de entrada, dormitórios e salas de estudo. 

CINZA - Símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. O cinza é sóbrio, mas também uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante. Vale mesclar o cinza com detalhes coloridos ou objetos que se destaquem.

PRETO - Representa sabedoria, profundidade intelectual e forte conexão espiritual. Nos ambientes indica sensação de profundidade. Deve ser usado com cautela para não causar depressão e pessimismo, mas na medida certa é muito elegante e sofisticada.

BRANCO - A cor da paz, da pureza, da purificação, da espiritualidade, da limpeza. Boa cor para a cozinha, área de serviço, lavabo e banheiro. A cor da paz, da pureza, da limpeza. Vale usar essa cor para destacar objetos e quadros coloridos.

 

Maiara Roberta Santos Morsch
Arquiteta e Urbanista, especialista em Sustentabilidade e Eficiência Energética em Edificações, Mestre em Engenharia e Meio Ambiente, Doutoranda em Arquitetura com ênfase em Conforto Ambiental. Já trabalhou com construções eficientes em Nova York nos EUA, trabalhou em obra com selo verde (LEED Gold) em Porto Alegre. Hoje além de atuar na área e prestar consultorias é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo ministrando disciplinas de Projeto Arquitetônico e de Conforto Ambiental.