@Maxiconstrucoes

@maxiconstrucoes

@maxiconstrucoes

(54) 3632-5700 | (54) 99622-5700

Blog

Coberturas Vivas: uma alternativa bela, eficiente e saudável.

10/03/2020

Nas últimas décadas o processo de urbanização se caracterizou pelo crescimento populacional, pelo aumento das construções e por uma dramática mudança na paisagem. Infelizmente, este crescimento resultou em uma urbanização descontrolada e com pouco planejamento, tornando as cidades mais densas e menos integradas com a biodiversidade. Esta densificação e falta de áreas verdes acarreta na mudança da temperatura, intensidade dos ventos, na redução da umidade do ar e diminuição da absorção de água pelo solo. Neste contexto, a falta de verde associada ao uso intensivo de veículos e de asfalto e concreto faz com que a temperatura dos grandes centros seja de 4°C a 11°C mais alta.

Há várias alternativas de implantação de infraestruturas verdes que podem trazer benefícios ao meio urbano e hoje mostrarei um pouco a respeito dos telhados verdes. Esta é uma técnica muito difundida mundo afora, porém ainda pouco explorada por aqui, por falta de conhecimento e excesso de “pré-conceito”.

O telhado verde trata-se de uma técnica que substitui o telhado, ou cobertura, convencional pelo plantio de vegetação em edifícios e residências. A sua execução se torna possível através da impermeabilização, proteção e drenagem da base para posterior colocação do substrato e então o plantio de plantas, árvores e folhagens. São inúmeras as espécies que podem ser aplicadas que vão de rasteiras a árvores e plantas com muita ou nenhuma necessidade manutenção.

As coberturas vivas trazem benefícios para a cidade, edificação e também aos usuários. Na escala urbana, o telhado verde qualifica o microclima, ameniza a temperatura, umidifica o ar, ajuda na sua purificação, na absorção dos agentes poluentes e auxilia na redução da poluição sonora, aumentando assim a qualidade de vida da população. Para o edifício que possui este tipo de cobertura as vantagens vão desde a melhoria da condição térmica e acústica interna, uma vez que funcionam como isolantes, na melhoria da qualidade do ar que ventila os ambientes até a melhora do aspecto visual resultando em bem-estar e salubridade ao usuário.

No Brasil, já está sendo implantado o chamado IPTU Verde em algumas cidades como Guarulhos, São Carlos e Vila Velha. Trata-se de um benefício fiscal concedido pela prefeitura aos proprietários que investem em ações sustentáveis incentivando o aumento do verde na cidade como um todo, e, dentre várias alternativas que tornam as edificações mais sustentáveis, a cobertura verde tem se tornado a preferida pelos usuários pela sua beleza, praticidade e os inúmeros benefícios que vimos nesta matéria.


Na foto, Meera House, na ilha de Sentosa, Singapura:
https://referans.files.wordpress.com/2011/02/meera_referans01.jpg